Como se vestir de forma elegante para uma festa formal

Você tem uma festa formal para ir e não sabe que roupa vestir? Não tem problema, a gente dá uma ajuda pra você não fazer feio e ainda virar um expert em composições elegantes.

Mas, antes de tudo, você precisa analisar alguns pontos:

– Há descrição de traje no convite?

– Qual o nível de formalidade do evento?

– Pelo ambiente você consegue imaginar o quão formal ele é?

Isso deve ser analisado já que, se houver descrição de traje no convite, já é meio caminho andado. Se não tiver, você precisará criar uma composição com base nas “pistas”. Tente encaixar essas informações nas dicas que daremos a seguir:

Festas sociais

Entende-se por festa social os jantares, coquetéis, concertos, formaturas e casamentos. Nesse caso, você deve optar pelo traje Passeio completo, também chamado de Social.

Esse é o tipo do evento que você vai? Escolha um vestidos curto ou longo, mas cuide com o comprimento. Roupas muito curtas tendem a ficar vulgares e esse tipo de evento pede mais elegância.

Se o evento for ao ar livre, durante o dia ou pedir cautela na sofisticação (isso você deve avaliar junto ao anfitrião ou conversando com outros convidados), você pode optar por saias ou pantalonas combinadas com blusas.

Atente-se para o tipo do tecido das peças: ele deve ser sofisticado, acetinado ou com brilho. Quanto às estampas, aquelas com “cara de verão”, em estilo tropical, devem ficar para os eventos ao ar livre.

De noite você pode usar estampas coloridas (principalmente no verão), mas precisa cuidar para não se destacar demais e acabar chamando atenção de forma negativa.

Acrescente uma bolsa pequena ou uma carteira ao look e um sapato de salto médio ou alto. Sapatos altos são mais elegantes, mas se você não está acostumada ou tem algum impedimento ao usá-lo, não tem problema em optar pelos mais baixos.

Escolha uma joia ou bijuteria para ser o foco da atenção (como um colar ou um brinco) e complete com outras menores e mais discretas. Se você optar por apenas um tipo de joia também estará elegante, lembre-se que menos é mais.

Escolha um penteado como cabelo meio-preso com cachos, uma trança lateral ou um coque baixo desfiado. A época da chapinha já passou e não é nada formal ir com o cabelo escorrido. Capriche na maquiagem, cílios postiços e um batom de cor marcante.

Eventos muito formais

Se você identificar que o evento é bastante formal, como noites de gala, bailes e premiações, o traje deve ser o Black-Tie; Rigor ou Tenue de Soirée.

Os vestidos, nesse caso, devem ser longos ou semi longos, na altura dos joelhos. Vestidos curtos somente para moças jovens e, mesmo assim, com comprimento que não torne o estilo vulgar.

Você pode optar por detalhes em pedrarias, transparências, bordados e muito brilho. Porém, fique atenta ao exagero. Escolha apenas um ou dois desses elementos para não criar um visual trash, com muita informação. Os tecidos podem ser brocados, tafetás de seda, shantungs, zibelinas, rendas e georgettes.

Os sapatos ou sandálias devem ter salto alto. Para as noites de friozinho, aposte em estolas, peles artificiais ou terninhos sofisticados. Aproveite para lançar mão de joias, semijoias ou bijuterias finas. A bolsa deve ser bem pequena e combinando com o restante do traje.

Escolha um penteado bastante elegante como o coque rosquinha ou um coque alto e brincos grandes para finalizar o look.

Gostou dessas dicas? Como você pretende montar seu look? Conte pra gente!