Como vender mais apenas sabendo controlar seu estoque?

Para obter um bom faturamento é preciso bem mais que vender. Administrar e controlar seus estoques são atitudes primordiais para a sobrevivência de uma empresa. Já foi o tempo em que contar as caixas era ter uma boa percepção de estoque. Para fazer o controle de forma mais adequada, vamos dar algumas dicas que vão lhe ajudar na tomada de decisões e consequentemente vão evitar sobras e desperdícios de verba.

Como devo planejar a compra do estoque?

Planejar o que vai comprar é extremamente importante para o sucesso da empresa. Por isso, fazer um levantamento do que se tem no depósito e manter esses números atualizados é necessário. Faça essa contagem pelo menos uma vez a cada quinze dias. Só assim você terá um cenário real de como estão seus estoques e terá mais noções sobre seu faturamento. Assim que esse levantamento indicar a necessidade de comprar novas mercadorias, você deve fazer a compra. Caso contrário, será um desperdício de verba, espaço e tempo. Planejar para faturar essa é a ideia principal para ter um estoque sem excessos ou desperdícios.

Como controlar a saída dos produtos?

O levantamento citado no item anterior vai lhe ajudar bastante nessa parte, já que ele vai mostrar a realidade de seu estoque e de suas vendas. Nele você terá um balanço geral de como está indo a sua empresa. Com números atualizados quinzenalmente, você terá um controle maior da saída dos produtos e perceberá a necessidade de compras e a sazonalidade de cada um deles. Controlando a saída de cada produto, a sazonalidade será um fator a seu favor.

Frequência para reabastecer

Essa frenquência será percebida de forma individual em cada tipo de produto da sua loja. Influências como: fluxo de vendas, data de validade, sazonalidade de compra, necessidade de uso, datas comemorativas, grandes eventos, espaço no depósito, dentre outros fatores são o que você precisa ter controlado para não errar na hora de reabastecer.

Fornecedores de confiança

Esse é um dos pontos mais importantes quanto o assunto é controle de estoque versus aumento de vendas. Você precisa avaliar seus fornecedores para saber em quem confiar na hora que precisar gerar pedidos, elabore uma pequena pesquisa de satisfação para ter claro que são os fornecedores que você pode depositar sua confiança. Essa relação precisa ser boa para que os dois possam ser ajudados. Ter fornecedores em que você possa confiar vai ajudar você a ter um controle mais fácil dos seus estoques e em consequência disso, sua venda vai ser melhor.

Agora que você já entende a necessidade de um planejamento estruturado, já percebe que precisa estar atendo à saída dos produtos, sabe que cada produto tem o seu próprio ritmo de vendas e compreende a importância de fornecedores de confiança, certo? Sabendo administrar seus estoques os resultados no aumento das vendas vão ser alcançados de forma mais clara e rápida. Basta crer no poder que tem nas mãos para gerar vendas.

Quer ver mais sobre como melhorar o desempenho da sua loja? Então acesse nosso blog e informe-se!