Conjuntos de duas peças: como usar

Depois de um tempo esquecidos, os conjuntos de duas peças voltaram com tudo ao mundo da moda a partir de 2012 e hoje estão super em alta. No ano que vem, eles ainda serão aposta de bom gosto e estilo.

Saia e terninho, bermuda e camiseta, top cropped e saia, calça e casaquinho… As opções são várias. Mas o que faz dos conjuntos tão legais é que eles sempre possuem as mesmas cores ou as mesmas estampas. E podem ser usados de dia ou a noite, no inverno ou no verão, dependendo da combinação.

As opções com top cropped (que em português significa “recortado”) são as mais em alta no momento, mas você não precisa mostrar a barriga se não quiser – para quem tem mais de 30 anos acaba ficando bastante deselegante deixar essa parte do corpo à mostra.

Jessica Alba, Chloe Moretz e Reese Witherspoon mostram que a versão mais comprida do top também fica bem bacana. Vale lembrar que o termo cropped serve também para designar calças e shorts com barra diminuída e não apenas os tops.

Para quem gosta de looks mais sofisticados, vale investir em conjuntos de saia e blusa ou calça e blusa lisos, sem estampas ou aplicações. A duquesa de Cambridge Kate Middleton é um exemplo de quem sabe usar bem esse estilo.

As calças também são vistas em conjuntos, mas em menos quantidade. Em geral são as cigarretes e as mais justinhas combinadas com terninhos e casaquinhos.

Dicas para usar conjuntos

Preparamos algumas dicas simples para você não errar na hora de usar conjuntos de duas peças. Confira:

  • Conjuntos estampados chamam bastante atenção, então cuide com os acessórios;

  • Os conjuntos estampados tendem a dar volume. Se você não quiser esse efeito prefira as estampas menores e com fundos escuros. Se seu problema não é esse, então aposte nas floridas, animal print etc;

  • Modelos monocromáticos pedem acessórios para compor o visual e não deixá-los “sem graça”. Detalhe: looks de uma cor só tendem a afinar a silhueta;

  • Acessórios com textura lisa ficam bem nos looks estampados;

  • Em conjuntos de saia ou calça com terninho estampados, prefiro camisas neutras, como brancas, nudes ou pretas, assim a atenção fica para o conjunto;

  • Fique atenta às proporções: evite duas peças com modelagem mais larga em uma só composição;

  • Nos looks estampados opte por sapatos neutros ou em tons semelhantes.

O que você achou dessas dicas? Pretende usar muitos conjuntos em 2015? Conte pra gente!