Saiba como planejar e divulgar promoções para queima de estoque

Uma das maiores preocupações que afeta os donos de lojas de roupas é o de ficar com roupa encalhada nas prateleiras e no estoque. A moda muda com muita rapidez e com a internet esse problema ganhou um agravante. Portanto, a melhor maneira de se desfazer das peças que provavelmente serão perdidas e ficarão ocupando espaço por meses é fazer uma boa promoção.

Fazer um planejamento de como será a promoção e a melhor maneira de divulgar são pontos cruciais se você quer ter boas vendas. Uma das formas mais rápidas, eficazes e baratas de divulgação é usando a internet. As páginas do Facebook conseguem alcançar um grande número de pessoas e traz mais facilidade na hora da compra para o cliente. Saiba como usar esse mecanismo de maneira profissional e eficiente.

Planejamento

Saber planejar é imprescindível em qualquer área de um negócio. Para se planejar, primeiro é preciso traçar um objetivo, ou seja, o que você pretende com a promoção. Depois, traçar todos os passos necessários para chegar ao objetivo. O planejamento deve envolver várias áreas: relações públicas, marketing, promoção e força de vendas.

Tipo de promoção

Antes de iniciar a promoção, você precisa definir de que tipo ela será. Por exemplo, você pode dar desconto em pagamentos à vista já que as roupas que estão à venda, provavelmente, já foram pagas ao fornecedor. Outra estratégia para quem quer eliminar o estoque é dar desconto progressivo, assim, quanto mais peças o cliente levar, mais desconto ele ganha.

Estratégia na montagem da vitrine

Pense como o cliente. Se você está passando pela frente da loja, o que lhe chamaria mais atenção na vitrine de uma loja que está em promoção? O valor das peças, é claro. Coloque as roupas com maior desconto nas vitrines para que o cliente perceba que não é só conversa fiada e que a loja está oferecendo boa mercadoria a preço baixo.

Muita divulgação

Já que a sua queima de estoque será por meio da internet, nada mais justo do que usar o mesmo meio para divulgar. O Facebook é uma das melhores ferramentas (se não a melhor) para divulgar os produtos da sua loja. Se você já tem uma página, então fica bem mais fácil, pois já há um público que está interessado em receber informações da empresa. Mas, como nem todo mundo usa Facebook, outra estratégia é enviar e-mails informando que haverá uma queima de estoque marcando os dias em que isso acontecerá. Para isso é preciso que você tenha uma base de dados dos seus clientes guardados.

Aproveite a estação

É bem notável que em determinadas épocas do ano muitos lojistas promovem queima de estoque. Isso acontece, normalmente, na mudança de estação. Por exemplo, do inverno para a primavera, o tipo e as cores das roupas mudam drasticamente. Ninguém quer ficar com várias jaquetas, calças, botas e cachecóis guardados no fundo da loja até porque eles já estarão fora de moda para a próxima estação. Faltando cerca de 1 mês para a estação acabar, promova a sua queima de estoque.

Planeje bem a sua promoção e garanta a rotatividade e o sucesso da sua loja. Quer ler mais sobre o assunto? Então acesse nosso site e fique por dentro!